Sugestão De Nova Abordagem Para A Mozilla Brasil

Olá pessoal, meu nome é William Trindade Vieira e gostaria de fazer uma pergunta a vocês: Por qual motivo a comunidade não possui programas além da área de desenvolvimento?
Sei que a comunidade possui prioridade nos programas de desenvolvimento de aplicativos, sites e outras coisas necessárias a comunidade e que pertencem ao nosso cotidiano, mas vocês não acham de grande valor a Mozilla Brasil investir em programas, por exemplo, de empreendedorismo no mercado tecnológico? Ou programas de auxílio à gestão da Tecnologia da Informação?
Seria um novo e fundamental passo para a comunidade e representaria um novo foco para a comunidade. Estaríamos saindo de um local fechado onde apenas possuímos programas de criação para um local aberto, um lugar onde os voluntários e a população podem aprender muito mais do que criar, aprenderá a crescer e a retomar seus velhos sonhos.
Não posso negar a dificuldade que iríamos ter na fase de implementação de um programa desse tipo, mas garanto que com o apoio da comunidade e a união de uma equipe focada, os frutos serão muito recompensadores.
Gostaria da opinião de todos que também participam desse espaço e espero que o meu questionamento renda algo proveitoso para a Mozilla Brasil.

4 Likes

Olá Will,

Me desculpe pela demora em participar dessa discussão, eu estou bem feliz de saber que você trouxe essa discussão que começou nos canais do time da WoMoz Brasil e agora está no Discourse de forma que a comunidade toda possa acompanhar nossa discussão a partir de agora, no sentido que pessoas que estão focados em outros times possam visualizar melhor a discussão.

Eu realmente acredito que é uma grande ideia trazer conteúdo de empreendedorismo para a comunidade, isto vai enriquecer e complementar a experiência dos membros da comunidade que atuam nas áreas de desenvolvimento, marketing e entre outros. É a oportunidade de todos aprenderem muito e melhorarem seus trabalhos com as tarefas na comunidade.

Eu vejo o empreendedorismo como temas relacionados a ideação, liderança de times, gestão estratégica, marketing… Nós podemos criar um projeto na comunidade que possa alinhar tudo isso com a missão Mozilla e assim oferecer formação, oportunidades de aprendizagem prática e troca de experiências.

Eu preciso saber algumas coisas sobre a sua contribuição na construção/ideação desse projeto:

  1. Você está disponível para começar a escrever um projeto, colocando no papel e idealizando o formato desse projeto?
  2. Você possuí formação no tema de gestão e empreendedorismo? Você pode contribuir com conteúdo/formação durante a construção do projeto?

De modo geral acredito que é algo que vem melhorar a nossa comunidade, a formação dos mozillians e assim garantir que o projeto Mozilla possa ser executado da melhor forma em nosso país.

O que vocês acham da ideia @cynthiapereira e @deimidis?

Abraços,
Geraldo Barros

1 Like

Oi @will-trindade!

Como colocado pelo @geraldobarros é uma ótima discussão e excelente ideia ampliar os times funcionais da comunidade agregando temas como empreendedorismo e gestão de TIC e isso reforça que há diferentes maneiras de contribuir com a Mozilla.

Acho muito pertinente as questões levantadas pelo Geraldo e creio que a partir dessas respostas e outras observações dos membros da comunidade, podemos estudar a melhor maneira de prosseguir.

Olá Will,

A Mozilla possui diversos projetos que não são relacionados a área de desenvolvimento, alias, a maior parte da atuação da comunidade não está ligada a desenvolvimento. As principais áreas atuais são:

  • SUMO - Suporte Mozilla, cuida do relacionamento com o usuário de diversos produtos.
  • L10N - Cuida da localização de diversas propriedades e produtos.
  • MLN - Projetos na área de educação, desenvolvimento de lideranças, letramento web e novas habilidades digitais.
  • Connected Devices - Investigando o futuro dos aparelhos conectados.
  • Community Design - Desenvolvendo novas competências e projetos de design vindos da comunidade.
  • WoMoz - Empoderamento e igualdade de gênero dentro do ecosistema de TI
  • Reps Innovation Fund - criação de novos projetos inovadores em aparelho conectados
  • Advocacy - Toda parte de criação de políticas públicas e privadas para a manutenção de um ecosistema digital saudável.
    … e muito mais.

Existe algo dentro da Mozilla que casa com cada um. Você pode atuar na área que você quiser e se juntar com pessoas que pensam de forma semelhante para levar projetos juntos. Vocês podem criar projetos voltados para essa sua área de interesse. O time de participação talvez tenha um interesse nisso. O mais importante é não achar que a Mozilla é feita apenas de desenvolvimento, existe muita coisa além disso.

Abs