Novo Time (Mozilla Brasil)

Olá! Esta reunião está aberta para todos os Mozillians, se não tiver crie um no link https://mozillians.org.

Doodle para marcar reunião: http://doodle.com/poll/m2yvchhp9q6bca76
Pad sobre o assunto: https://public.etherpad-mozilla.org/p/zeKRIJEN4n

Nessa reunião vamos definir os processos de controle de contas das redes sociais da Mozilla Brasil e Marketing. Espero a participação de todos que possuem as senhas e outros Mozillians que gostariam de participar.

Sugestões antes da reunião é só comentar e não esqueçam de entrar no Doodle até 31 de agosto de 2016, quando irei informar a data e hora da reunião.

2 Likes

Done.

1 Like

@samuka_bjm Muito obrigada por essa iniciativa!

Tenho algumas sugestões de tópicos que podem entrar nessa reunião ou nas próximas:

  • Acredito que esse time possa também produzir conteúdo alinhados com a Mozilla (campanhas globais) e também com o que a galera da comunidade vem fazendo, ou seja, criar blog post sobre eventos, iniciativas, reconhecimento dos voluntários em todo Brasil.

  • Esse time também pode trabalhar em conjunto com o time de onboarding para definir uma estratégia de engajamento e retenção mais eficientes.

  • Interagir, de fato, com os usuários. Hoje as redes sociais Twitter e Facebook só “servem” para divulgação de eventos. Alguns usuários fazem questionamentos e não são respondidos.

Por hora é isso, se eu tiver mais algumas considerações colocarei aqui.

Abraços,

1 Like

Uma opção para sugestões já está aberta na pad, qualquer um pode sugerir. Cynthia Pereira, poderia acrescentar lá pra mim? Quem tiver mais alguma sugestão para discutirmos em nossas reuniões podem colocar lá na pad.

Hace un tiempo escribí esta idea sobre cómo manejar los accesos a las cuentas en redes sociales hasta que exista un time de Redes Sociais, quizás sirva para que podamos pensar las funciones de este equipo y cómo administrar las cuentas y accessos:

https://paper.dropbox.com/doc/Redes-Sociais-aDBsBD1ZPCwHrLFvAYW3p

1 Like

Achei um absurdo o comentário nesse pad onde está escrito:

Foto: imagem com o texto ruim
Citação:

Atenção: Rejeitar participar deste novo tipo pode implicar na perda atual da conta. Isso porque, após resolvermos essa questão, somente esse novo time terá o controle total das contas nas redes sociais.

Perda atual das contas significa remover Mozillians ativos que estão a anos fazendo um bom trabalho. Além disso, nenhum tipo de remoção de conta deveria ser feito com base em critérios arbitrários como participar de uma reunião, as pessoas trabalham e tem diversos compromissos, as vezes não podem participar de reuniões.

Outro item relevante é que em nenhum momento aqui no forum público ou na lista, fala-se em remoção de contas de quem não participar, somente existe uma referência para isso dentro do pad que nem todo mundo vê.

Acho esse processo com pouca transparência e metendo os pés pelas mão ao priorizar a remoção de acesso em vez da ampliação de acesso.

Existem Mozillians pelo Brasil inteiro, muitos realizando eventos locais sem a participação de membros desse futuro time. Esses Mozillians devem ter acesso as ferramentas sociais sim independente de participar de qualquer time, ou eles terão que pedir para alguém desse time postar? pois isso irá destruir qualquer possibilidade de uma ação efetiva em eventos…

A formação de times, tem que acontecer de forma assíncrona de modo que todos os interessados tenham tempo de ler, pensar e se manifestar e não com uma reunião em um feriado nacional.

2 Likes

@deimidis,

Acabei de ler esse documento e não acredito que esse procedimento funcione em todos os casos. O prazo de 72 horas para o pedido de mais informações ou envio do acesso pode inviabilizar a atuação de um determinado time de um evento.

Exemplo: durante a BrazilJS tivemos (ainda estamos tendo) dificuldades para conseguir o acesso ao Twitter para podermos ver o analytics dashboard para então conseguirmos mensurar nosso impacto para preencher o relatório para DevRel. O acesso foi pedido dia 27 e até agora não temos acesso.

1 Like

O exército dos incríveis sempre foi mega pro-ativo e repondeu os usuários tanto no FB e no Twitter. Suporte ao usuário é para o SUMO não para o time de redes sociais, alias para isso, o SUMO irá precisar de acesso as redes sem intermediários provavelmente.

Enquanto o Firefox OS estava ativo no Brasil, o time de lançamento respondeu os usuários tanto em redes sociais como por email e até mesmo na midia impressa.

O time de marketing deve cuidar do marketing, os demais times funcionais lidarão com suas diversas áreas. Boa parte dos times precisará de acesso as redes sociais para fazer o seu trabalho, mesmo que seja mediado.

Não é o tema mas eu quero deixar documentado e ressaltar que desde o meeting em São Paulo eu era e continuo sendo completamente contra a “tomada” de qualquer conta dessas, de qualquer setor, pelo “time de infra”.

Isso está errado. Independentemente se era pra ser temporário ou definitivo. Não deveria ter acontecido.

Nunca foi assim, nunca precisou ser assim e nunca foi tão desorganizado quanto está agora.

Eu só vejo um monte de burocracia completamente desnecessária e inacessível pra muita gente que pode colaborar.

Dar “legalidade” e burocracia pra algum movimento/atitude/ação não significa nem de perto organização efetiva.

Acredito em tudo isso também e acho fantástico lembrar dessas funções do time de Social Media.

E pensando nessa linha,

  1. Eu sempre produzi conteúdo alinhado com a Mozilla, existe um NDA específico pra isso.
  2. /\
  3. No log do Facebook existem milhares de interações feitas por diversos colabores, isso sempre existiu, se não está acontecendo no momento é porque os voluntários cadastrados na conta simplesmente não tem tempo hábil.

Esse lance de “faça parte do time ou cai fora” é completamente ridículo! Não temos que inspecionar/metrificar a colaboração de ninguém!

Cada um colabora como quiser, quando quiser!

3 Likes

Isso é uma ótima ideia! Extremamente necessário uma politica de retenção e onboarding aliada as novas midias.

1 Like

Esqueci de falar sobre isso. Não, não é exclusiva para Mozillians e não deve ser. Qualquer um pode participar. Não tem que ser necessária a criação de conta em lugar nenhum.

1 Like

Compreendo seu questionamento sobre o assunto e já esperava por isso. Conforme venho me comunicando com alguns Mozillians que me questionaram também sobre essa polêmica, a ideia da criação deste novo time não é limitar ou impedir o acessa a essas contas nas redes sociais, pelo contrário. A ideia é saber quem tem o acesso e, acima de tudo, manter a comunicação do time seja por meio de reuniões, redes sociais e até mesmo aqui pelo Discourse. Deixei uma palavra na frase em questão que não dá ideia de obrigar a participar dessa reunião, mas que mantenham contato com o time. Atualizei a pad para um termo que melhor se ajusta à proposta deste novo time. Estaremos aberto a sugestões e críticas pelos diversos canais de comunicação mantido pelos Mozillians brasileiros. A pad vem sendo atualizada ao poucos com os comentários e se quiser falar sobre o assunto não será obrigado a participar da reunião, mas que participe desse novo time para opinar e criticar sobre assuntos referentes à Marketing e Redes Sociais. Muitos vão interpretar mal a ideia desse novo time, mas estaremos abertos para receber seus comentários e facilitar o controle que estamos tentando buscar.

O Adriano Cupelo já entrou em contato comigo para falarmos sobre isso e expliquei que esse time pretende liberar o acesso, mas é necessário que o novo time tenha o controle de quem tem o acesse e como poderemos fazer para liberar o acesso. A ideia do novo time é facilitar e não dificultar o trabalho que os Mozillians vem lutando para ajudar a Mozilla.

Eu acredito que ter pelo menos o Mozillian passa ser mais fácil tanto para a Mozilla Brasil quanto para Mozilla USA possa acompanhar e o pessoal lá fora saber como realmente trabalha aqui no Brasil. É um pensamento mais voltado para o mundo global e não apenas brasileiro. Obs: Não vamos misturar as equipes lá fora com nosso time.

Samuel,

Estou super feliz de ver esse seu entusiasmo todo pela criação de um novo time. É reconfortante ver galera nova correndo atrás.

Acho que vale a pena rever um pouco a comunicação que você está fazendo no entanto. Você está falando na quarta pessoa tipo:

estaremos abertos para receber seus comentários e facilitar o controle que estamos tentando buscar

e coisas do tipo, como se você falasse em nome de um time que ainda nem existe. Estou vendo muito esteraremos, vamos, etc a respeito de um time que não possui nenhum SOP, não possui uma clara descrição de suas responsabilidades, que alias ainda nem foi criado.

O pedaço aonde você fala:

se quiser falar sobre o assunto não será obrigado a participar da reunião, mas que participe desse novo time

Vai contra as práticas de uma relação de comunidade onde todos podem opinar mesmo sem participar de um time. Por exemplo, se você quiser, vc pode entrar em contato com o time de DevTools e opinar sobre as ferramentas e rumo do projeto, você não precisa fazer parte do time. Estou muito preocupado com essa necessidade de controlar as coisas que temos visto na comunidade.

Acho que em vez de marcar reunião para decidir com quem ficam as senhas, vocês deveriam se preocupar com as coisas que realmente importam e discutir aqui no Discourse:

  • Quais são as atribuições de um time de marketing e media sociais?
  • Quais as responsabilidades de seus membros?
  • Quais mecanismos serão colocados em prática para evitar que o time simplesmente negue o acesso para alguém que eles não gostem?

Em vez de decidir o que esse time pode fazer, vocês já querem colocar uma reunião para decidir quem faz parte, retirar o acesso dos outros…

Eu já falei isso antes, primeiro se faz uma constituição, depois se coloca um governo. Algumas dicas que o processo está errado:

  • o título da thread do discourse não diz para que o time serve.
  • o pad não possui uma descrição do time ou mesmo para que ele serve.
  • existem inúmeros mozillians que não possuem registro no mozillians, alias, tem o que não querem ter. Exigir registro vai contra a liberdade de escolha das pessoas, nem a mozilla obriga você a fazer uma Firefox Account, como vocês vão exigir registro? Isso é um erro!
2 Likes

Tem muita gente que colabora com a Mozilla no mundo inteiro que nem sabe que existe Mozillians… Aquilo serve na prática pra pouquíssimas coisas globais. A própria Mozilla não obriga o uso do site.
Não faz o menor sentido obrigar alguém se cadastrar nisso só pra poder participar de uma reunião minúscula numa comunidade local pra uma situação completamente isolada.
Faz menos sentido ainda quando pensamos que um cadastro ali não legaliza nada e nem valida nada.
Menos ainda se formos pensar que qualquer do mundo todo que encontrar a configuração do Mumble (ou seja lá o que for que for usado na reunião) consegue entrar e participar da reunião.

Não é necessário ter conta nenhuma em lugar nenhum para ser voluntário e colaborar com a Mozilla em qualquer coisa/produto/setor/comunidade. Isso sempre foi assim e nunca mudará.

1 Like

Estaremos? Quem? Como assim “estaremos”?
Isso aqui é um todo só, todo mundo é igual, cada um fala o que quiser, onde quiser, quando quiser…

1 Like

O pessoal lá fora sabe como trabalhamos no Brasil. Existe um gerente de comunidade vendo como trabalhamos. Muitos Mozillians tem contato diário com funcionários da Mozilla. Alias, muitos funcionários nem sabem que existe o mozillians.org

Outra coisa, o Mozillians não é usado para organizar times lá fora. Não existe como misturar…

Desculpe, acho que estou sendo grosso e não é essa intenção. A ideia dessa reunião é justamente dar início ao novo time e como podemos trabalhar para que todos trabalhem em sincronia. Quais times participo atualmente? SUMO, Infra, Onboard e MDN. Qual o intuito? Trabalhar em conjunto com os times e tentar solucionar problemas de acesso. Alguns tentam conseguir acesso à contas nas redes sociais como é o caso da equipe MozillaJS e buscar o motivo de esses voluntários não conseguirem continuar seus trabalhos que vem realizando na Mozilla. É uma forma complementar do time de Onboard, nada muito diferente e nem exigente de ser. O primordial nessa equipe será a comunicação.

Samuel, vou tentar me explicar melhor. Ninguém aqui é contra a criação de um time de marketing ou midias sociais, todo mundo acha que é uma boa ideia. O que eu estou falando é sobre a forma como vocês estão fazendo isso que deixa a desejar em termos de boas práticas, não por que exista alguma má intenção ou coisa do gênero mas provavelmente por pouca experiência com esse tipo de processo.

Quando uma comunidade se compromete a criar um time novo, o ideal não é fazer uma reunião pois somente uma fração dessa comunidade estará representada nesse momento e uma fração não podem tomar uma decisão que afete a comunidade inteira sobre um time que ainda não existe.

O ideal é fazer uma conversa ampla chamando todos os mozillians, registrados ou não no mozillians.org, para trocar ideia sobre o novo time de forma assíncrona aqui no Discourse. Após a conversa apontar as responsabilidades e competências do time, então as pessoas que quiserem fazer parte entram no time e passam a decidir o futuro do mesmo.

Essa ideia de fazer uma reunião e sair com um time já foi feita em outros times aqui da mozilla brasil e continua sendo uma prática ruim e anti-democrática. O correto é abrir uma discussão ampla sobre o novo time aqui no fórum, afinal, como alguém vai se candidatar a um time sem nem saber o que o time vai fazer ou quais são as responsabilidades e espectativas do mesmo? Está vendo como está tudo ao contrário?

1 Like