Iniciando um novo programa - Mozilla Advocacy Catalyst Program

Olá galera,

Eu comentei nas últimas semanas em reuniões, nos grupos do Telegram e com outros gestores da Mozilla sobre a necessidade de projetos de Mozilla Advocacy no Brasil, a internet está em perigo nas mãos do governo, as leis sobre segurança cibernética podem ser aprovadas em breve e comprometer a segurança e privacidade dos usuários em nosso país.

Muitas instituições como o ITS - Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, dirigido por Ronaldo Lemos (parte do conselho da Mozilla), se reúnem para promover atividades, discussões e sensibilização do público para este problema. Mozilla já deu o seu parecer sobre o tema no Brasil. É hora da nossa comunidade para começar a trabalhar com um programa para promover a web aberta, a criptografia para os desenvolvedores, privacidade e segurança para as comunidades locais!

Após Mozilla São Paulo Workday 2016 tivemos mais ideias e terminamos de estruturar um programa para envolver toda a comunidade Mozilla Brasil, o protótipo de um programa que pode ser usado como um escopo em outras comunidades.

Tudo o que temos de ideias estão documentados no projeto do programa.

Vamos abrir o desenvolvimento de programas para toda a comunidade Mozilla Brasil, todos podem participar e discutir sobre o escopo do programa.

Eu quero ouvir as suas opiniões sobre o programa. O programa parece ser bom? Há comentários? Eu gostaria de ouvir!

Mozilla Advocacy Catalyst Program - Project

Abraços,
Geraldo Barros

4 Likes

Eu gostaria de agradecer também a @cynthiapereira por me ajudar no início do desenvolvimento do programa, e agora abrindo para a comunidade opinar também.

1 Like

Olá @geraldobarros , adorei o projeto, e apenas gostaria de sugerir que os gestores participassem um pouco mais nesse dia a dia dos lideres. Sei que os gestores apresentados até agora são muito atarefados, mas vi muitos tópicos que falam sobre a preparação desses lideres catalisadores mas não pude ver por exemplo reuniões para atividades de integração dessa equipe, um palpite para um início legal seria que após o processo de seleção fosse feita uma “repaginação” na identidade visual que ficou como um papel do Gestor.

São pessoas novas que estão adentrando nesse ambiente, são novas ideias, novas visões e é sempre muito bom ouvir o que todos têm a dizer sobre como idealizam o futuro desse projeto. O contato próximo entre um gestor e os seus geridos rende muitas coisas de qualidade e acho que a comunidade sairá beneficiada com essa mistura.

1 Like

Oi @will-trindade, obrigado por sua contribuição, anotei tudo aqui na minha pad.

Há alguns comentários importantes para reflexão, os líderes devem manter um contato direto entre o time gestor para manter relatórios, parcerias, solicitar recursos para suas atividades, reuniões de gestão de eventos, marca e pessoas, está tudo documentado lá, principalmente essa parte de gestão que é feita para garantir a padronização nas comunicações e regras de funcionamento do programa.

Sobre a identidade visual é apenas materiais gráficos, por exemplo banners, logotipos e materiais promocionais. Vou garantir que todos tenham a oportunidade de expressar e ajudar a co-criar sobre esse material.

É certo que o time gestor, treinadores e líderes serão sempre bem conectados pelas reuniões regulares de equipe.

Abraços,
Geraldo Barros

1 Like

Muito obrigado @geraldobarros por me responder e essa sugestão sobre a identidade visual foi só uma dica que eu queria que vocês pensassem, pois tenho certeza que seria uma ótima forma de representação do projeto uma identidade diversificada. E caso precise de apoio em alguma coisa pode contar comigo.

1 Like

Achei muito massa, mas fiquei em dúvida com uma coisa

+2 sessões presenciais de treinamento para líderes catalisadores;

Como vai ser para os voluntários que moram em estados distantes dos integrantes do time gestor? Fiquei em dúvida sobre como seriam executados esses treinamentos presenciais.

1 Like

@igorgoncalves, como você queria que fosse feitos os treinamentos presenciais?

O programa está na frase de ideação e nós queremos o seu feedback e principalmente opiniões construtivas.

@will-trindade, por gentileza, coloque a sua opinião expressada ontem na reunião da WoMoz Brasil.

Talvez o treinamento presencial dos Líderes Catalisadores pudesse ser opcional pra quem não mora próximo a alguém do time Gestor, outra ideia seria contar com o apoio dos Mozilla clubs pra formação da primeira fornada de Líderes Catalisadores. O problema que vejo no treinamento presencial é a logística necessária pra abranger o país inteiro, poderia ser feito em uma região como experiência e depois se espalhar os resto do país através dos próprios líderes, mas dessa forma deveria ser adicionado as responsabilidades deles a questão de formar novos líderes
em outras regiões do país

2 Likes

Igor,
Eu vejo suas ideias bem legais! Eu tava pensando nisso e durante a proposta de ideação tive duas ideias:

  • Levar o time gestor e time de treinamento para várias regiões do país e formar líderes;
  • ou organizar o encontro em um único local mais próximo ou de fácil acesso a todos, exemplo Brasilia ou São Paulo, porque estão no centro do país e há voos baratos para a maioria das regiões.

Sobre levar as pessoas, eu poderia solicitar apoio da Mozilla para ajudar nos custos do projeto, mas nada garantido.

O que você acha dessas ideias?

Olá galera,
Vou iniciar a organização do início das atividades do programa, para iniciar eu gostaria de marcar uma reunião por Hangouts On Air para o início do próximo mês, o foco é apresentar as ideias do programa, colher novas ideias, feedback e decidir as próximas etapas do programa, é fundamental a participação de todos na reunião, dessa forma toda comunidade está convidada a fazer parte da nossa primeira reunião e do nosso futuro programa!

Eu criei um Doodle[1] (agenda colaborativa), todos podem colocar suas opções de horários disponíveis e assim marcamos o dia que mais pessoas tiverem disponíveis. :smiley:

Ah, eu criei também um repositório temporário no GitHub[2] para listar todas as tarefas de lançamento do programa, será mantido para uso definitivo no programa apenas se decidido pelo nosso futuro time!

CC: @felipez3r0 @thiagopolicena @SamuelMoraesF @edivania_edc @meldenne @jaimemaretoli @marinalimeira @will-trindade @igorgoncalves @estherdefreitas @ladeia @juniornd @brunolimawd @cynthiazanoni @deimidis

[1] http://doodle.com/poll/bnt7m5i967ua8wk6
[2] https://github.com/mozillabrasil/macp-management/issues

Abraços e até logo! :tada: :tada: :tada: :tada:
Geraldo Barros

7 Likes

Tudo bem @geraldobarros A reunião foi agendada ? Não vi nenhuma atualização sobre.

Oi Igor,

Obrigado por me lembrar, a reunião não foi agendada, eu tenho falado com o time de Advocacy da Mozilla, eles vão me passar mais informações em breve sobre como eles podem apoiar as nossas ações e dar novas sugestões para o programa ser mais impactante em nossa região, então posso dizer que estamos aguardando novas atualizações, fique ligado!

Abraços,
Geraldo Barros