Definição da versão inicial do estatuto e primeiros conselheiros

Bom dia pessoal!

Ontem aconteceu a nossa quarta reunião para a formação do conselho de resolução de conflitos. Na reunião de ontem discutimos os seguintes tópicos:

- Divulgação dos interessados em formar o conselho inicial
Inicialmente 12 pessoas demonstraram interesse em participar do conselho, dessas 12 pessoas apenas 8 atendiam os critérios definidos no estatuto para participar do conselho.

- Definição dos processos de seleção nos estados com mais de um interessado e de uma data limite para a seleção
Para facilitar e agilizar o processo de seleção dos primeiros conselheiros ficou decidido entre os que participaram da reunião (e que demonstraram interesse em participar) que a seleção ocorrerá da seguinte forma:

Lista de espera por estado para futuros membros do conselho, a ordem da lista inicialmente foi ser combinada entre os primeiros interessados e posteriormente cada pessoa que manifeste interesse em participar será adicionada ao final da lista

Discussão e aprovação da versão beta do Estatuto
Esse é nosso estatuto[1] até o momento, vamos abrir um período até sexta-feira (12/08) para a comunidade dar mais uma analisada no documento e sugerir eventuais mudanças e a partir de segunda-feira (15/08) iniciamos a primeira gestão do conselho (gestão que irá durar até dia 15/02/2017).
Contamos com a opinião de todos para definirmos o estatuto do conselho da melhor forma! :smiley:

Link para o estatuto[1]

Primeiras atribuições do Conselho de Resolução de Conflitos
As primeiras atribuições do conselho serão as seguintes:

  • Criar um formulário de report para comunicar conflitos
  • Corrigir e ajustar o estatuto durante a gestão com apoio da comunidade
  • Documentar todos os processos para que sirva de material de apoio em um futuro conselho de Governança
  • Preparar materiais educativos direcionados a toda a comunidade com objetivo de reduzir os conflitos

Conselheiros da primeira gestão
De acordo com os interessados a primeira formação do conselho será a seguinte:
[BA] Edivânia Dias (@edivania_edc)
[PR] Eduardo Barros (@barros)
[RJ] Adriano Cupello (@dricupello)
[RS] Jaime Maretoli (@jaimemaretoli)
[SP] Felipe Do E. Santo (@felipez3r0)

Os estados de São Paulo e Paraná tem interessados na lista de espera que será divulgada nos próximos dias, nossa ideia é criar essa informação na Wiki e manter da forma mais transparente possível.

Os conselheiros acima citados devem concordar com o acordo de Não divulgação e confidencialidade dos conflitos que serão discutidos e encaminhados ao conselho. No estatuto é possível obter maiores informações sobre esse acordo.

Por enquanto é só! Na próxima semana o conselho deve iniciar suas atividades para resolver as primeiras atribuições e o progresso dessas atividades será apresentado semanalmente a comunidade aqui no Discourse.

Abraço!

4 Likes

Olá! Sou de MG e queria saber qual é a forma de contato com os conselhos. Se for online eu tenho interesse, mas se for preciso sair de minha cidade para participar dessas reuniões aí fica difícil pra mim.

Boa noite Samuel!

Essa primeira gestão do Conselho de Resolução de Conflitos já começou, então nesse momento não é possível a entrada de um novo conselheiro (isso ficou definido no estatuto de criação do conselho). Essa primeira gestão está marcada para encerrar em 15/02/2017, nessa data novos membros poderão ser adicionados de acordo com as vagas.

Para saber mais sobre o conselho o link da Wiki:
https://wiki.mozilla.org/Brasil/Conselho_de_Resolução_de_Conflitos

Tem algum grupo no Telegram para qu eu possa acompanhar com mais agilidade. No Discourse 1 vez por semana para ganhar desempenho no SUMO ksksks